Ticker cotação

Por favor, habilite a execução de JavaScript para visualizar essa página. Veja aqui como configurar seu navegador.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Porque usar STOP?




Porque usar STOP?

Há muita divergencia de idéias com relação ao uso dessa ferramenta, enquanto uns acham que é prejudicial ao seu bolso outros acham que é a "salvação da lavoura".

Eu, particularmente, considero imprescindível. Mais uma vez para fixar Imprescindível o uso do STOP em T-O-D-A-S as ordens a serem executadas pelo simples fato de ter a humildade de assumir que minha estratégia não funciona 100% , nem a sua, nem a de ninguém e além do mais como sempre digo aqui "O mercado faz o que ele quer" e nós meros mortais, não sabemos, apenas supomos o que pode vir a acontecer no próximo minuto,hora,dia.

Então o STOP está lá para te proteger de um movimento brusco que tenha ido para o lado contrário do que você imaginava em sua estratégia. Se você gosta de fortes emoções e curte ver seu capital derreter e subir diante das oscilações da bolsa ótimo não use stop, agora tenha peito de assumir suas posições perdedoras e seus prejuízos.

Alguma vez você já entregou um cheque em branco para alguém? Pense bem. Será que não? Você usa STOP em suas operações? Então você tem feio isso todos os dias para o mercado financeiro. Compra/vende um ativo e diz: "pode cair ou subir que para mim tá tranquilo pois eu não sei até quanto posso perder ou ganhar". É isso que o operador sem stop faz.

Pense bem. Se você pudesse ter o controle sobre o mercdo financeiro você teria? Você tem. Sabe como? Usando STOP. É a única coisa que você verá em meus posts eu dar certeza é que você irá perder X se "estopado". A única certeza que você tem é quanto pode perder caso seja "estopado", o restante é probabilidade. Então, "se o jato está caindo para que ficar nele esperando se esborrachar lá embaixo?"

Disciplina,paciência, STOP e bons trades . Use sempre STOP em suas operações.

2 comentários:

  1. postem suas críticas ou sugestões com relação a este texto.

    ResponderExcluir
  2. Não sou tão xiita quanto aos stops. para mim, depende do papel que se está operando, e do horizonte de tempo da operação. Operações longas, de muitos anos, ou mesmo que visem dividendos mais que valorização específica, não requerem stops. Mas operações curtas, apostas em movimentos curtos do mercado, requerem stops precisos e muita disciplina.

    Eu já atravessei crises comprados vendo meus papéis perderem valor, e não morri nem me aconteceu nada de ruim. E ainda na mesma linha, já tive a desagradável experiência de ser stopado inutilmente, encerrando uma posição que com um pouco mais de paciência seria muito vitoriosa.

    Mas por outro lado, também já me arrependi muito de não ter saído quando deveria, com a operação ainda no azul.

    Então, eu penso que o uso ou não de stops depende fortemente da estratégia utilizada. Para algumas delas, como swing ou daytrade, é crucial. Para buy&hold e allocation, irrelevante.

    ResponderExcluir